workplace palhano indicadores de produtividade

Performance e eficiência são dois requisitos para quem deseja empreender e ter êxito. Porém, além dos investimentos e dos esforços em sempre aprimorar o desempenho da empresa, é importante acompanhar sistematicamente os resultados dos negócios. Os indicadores de produtividade são bons valores de referência para saber se a sua empresa realmente está chegando onde deseja.

Neste texto apresentaremos 4 indicadores de produtividade e como eles podem ajudar a mensurar o desempenho do seu negócio. Confira!

EBITDA

Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, ou “Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”. A complicada sigla do Ebitda é importante no mundo empresarial como um indicador de produtividade, pois ela ajuda a mensurar o lucro operacional do negócio.

A lógica é: quanto a empresa está conseguindo lucrar considerando-se apenas a sua operação? Juros, impostos, depreciação e amortização são desconsiderados desta conta, pois representam valores monetários que não são controlados pela empresa, e sim, por agentes externos.

Sendo assim, o EBITDA é um bom termômetro para saber se a empresa está realmente lucrando, ou se dá prejuízo. Para obter este indicador, basta considerar o lucro total subtraído dos juros, dos impostos, da depreciação dos ativos e da amortização da dívida.

NPS

Net Promoter Score, ou NPS, é um indicador que mensura qual é a probabilidade de os clientes de sua empresa recomendarem os produtos e serviços que ela comercializa para familiares e amigos. Para obter este indicador, normalmente são realizadas pesquisas diretamente com os clientes, que respondem em um valor de 1 a 10 a probabilidade de indicar a empresa para conhecidos.

Normalmente, para título de análise, se a média de respostas ficar entre 1 e 5, o resultado é extremamente negativo. Se fica entre 6 e 7, está regular. Se é igual ou maior que 8, a empresa está fazendo um bom trabalho em conquistar uma sólida rede de consumidores.

Custo por venda

Para cada venda que o seu negócio conquistar, vários esforços foram empregados para que aquele cliente em potencial agora faça parte de sua carteira de consumidores.

Cada um desses esforços tem um custo: salário e comissão de funcionários, investimentos em marketing e propaganda, despesas operacionais da empresa, entre outros. Manter o custo por venda da sua empresa baixo é um dos maiores desafios em relação à produtividade.

Para estimar o custo por venda, tome os rendimentos de sua empresa e divida-os pela quantidade de vendas conquistada no mesmo período. Considerando que clientes distintos podem ter tickets médios com valores diferentes, o custo por venda é um indicador preciso de eficiência.

Taxa de abandono – Churn

A sua empresa também precisa mensurar as baixas da sua carteira de clientes. Neste sentido, a taxa de abandono – também chamada de Churn – é um indicador real de produtividade.

Afinal, além de conquistar clientes, é fundamental mantê-los fidelizados. Por isso, cada cliente que abandona a carteira deve ser considerado, forçando a empresa a refletir sobre suas técnicas e modificar ações para melhorar os indicadores.

A maneira mais comum de calcular o Churn é realizar uma porcentagem simples: a porcentagem de saída de clientes dentro do total de clientes novos.

Use e abuse dos indicadores na sua empresa!

Indicadores são fundamentais para estabelecer metas e planejamentos de ação para o seu negócio. Por isso, nunca deixe de acompanhar e gerar dados para seus indicadores regularmente.

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