Ter uma semana produtiva é útil não apenas para conseguir dar conta das tarefas, mas para diminuir a ansiedade. Quando conseguimos cumprir com nossas metas, tudo fica mais leve a as coisas fluem melhor. Porém, com tantas distrações tecnológicas, nem sempre é fácil cumprir todos os objetivos com êxito. Confira 5 estratégias para não perder o foco no trabalho e aumentar a sua produtividade.
Anote todas as tarefas semanais
Uma boa forma de não perder o foco é fazer uma lista com todas as tarefas que você precisa cumprir ao longo da semana. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e te dá a noção de tudo o que você já fez e tudo o que ainda precisa fazer. Uma boa forma de fazer isso é utilizar planners, um tipo de agenda ideal para organização de tarefas e metas.
Busque o silêncio
Para manter o foco e evitar as distrações, a melhor forma é buscar um espaço silencioso. Nem sempre isso é possível no ambiente de trabalho. Caso você precise realizar alguma tarefa que exija bastante foco, uma boa opção é trabalhar em um espaço fechado, como um escritório virtual, por exemplo.
Neste espaço, as salas são silenciosas, climatizadas e possuem o ambiente ideal para aumentar a produtividade. Caso não seja possível estar em um ambiente silencioso, opte por um bom fone de ouvido e coloque algumas músicas relaxantes.
Deixe o celular de cabeça para baixo
As notificações do celular são um dos maiores motivos de distração no trabalho. Por isso, a melhor forma de evitar isso é desativando o som do aparelho ou deixando o celular de cabeça pra baixo. Mesmo que você trabalhe com as redes sociais, é importante escolher alguns momentos do dia para checar as notificações e não ficar olhando a cada cinco minutos. Isso também vale para os e-mails, já que eles também ajudam a tirar a atenção.
Diminua o uso das redes sociais pessoais
As redes sociais são importantes para diversos tipos de empresa. No entanto, é preciso estabelecer limites para o uso, ainda que elas façam parte do trabalho. É importante estabelecer horários para utilizar as redes e não ultrapassar o tempo previsto. Em relação às redes pessoais, utilizá-las durante o trabalho dever ser sempre evitado.
Faça pausas
Fazer uma pausa no trabalho não é ruim. Pelo contrário, às vezes a pausa é importante para organizar as ideias e dar mais gás na hora de voltar às tarefas. Por isso, separe alguns minutinhos para tomar um café ou até mesmo conversar com outras pessoas. É bom evitar o uso das redes sociais nessa hora, pois podem aumentar a sua indisposição.
Algumas pessoas também gostam de meditar e essa é uma ótima forma de se concentrar. Você pode adotar essa prática diariamente e não precisa nem esperar chegar em casa. Reserve alguns minutinhos após o almoço, coloque uma música para relaxar e aproveite esse momento com você mesmo.
Lembre-se que quanto menos perder o foco, mais rápido você conseguirá dar conta das tarefas e ter mais tempo para relaxar.
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