A tecnologia muda a nossa forma de fazer as coisas e isso não seria diferente no mundo do trabalho. Há uma série de inovações que já estão inseridas no mercado de trabalho e aquele que não se encaixa nessa evolução, infelizmente fica para trás. Isso ocorre por conta da chamada quarta Revolução Industrial, denominada como Indústria 4.0.
Essa nova indústria trouxe teorias novas em relação ao consumidor e também aos colaboradores das empresas. Então, a fim de compreender e estar de acordo com as mudanças, é preciso saber quais são aquelas tendências já aplicadas no mercado de trabalho hoje.
Saiba neste post cinco tendências tecnológicas do mundo do trabalho que você precisa conhecer!
A presença da IA e da integração de sistemas
Hoje é possível integrar todos os sistemas de uma empresa por meio da inteligência artificial. A automação dos processos já é feita a algum tempo. Porém, as novas tendências são a integração de todas as atividades, sejam relacionadas ao cliente, à organização da empresa, à comunicação interna, enfim.
O formato de ensino e capacitação
A Educação também passou por transformações e elas impactam diretamente no mundo do trabalho. A Educação à Distância é um exemplo disso, pois seu formato consegue se adaptar à vida da maioria das pessoas pela flexibilidade. Além disso, há novas fontes de estudo na internet que atendem público específicos, como webnars, ebooks, conteúdos como infográficos fornecidos por blog, enfim.
A comunicação por aplicativos
Há quem pense que aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, são mero entretenimento. Muitos são os profissionais que usam esse tipo de aplicativo para comunicação diária relacionada ao trabalho. Ainda que os e-mails sejam úteis e mantenham a sua importância, nada impede que estejamos onde o público está, facilitando para todos.
O papel do funcionário na empresa
Assim como relacionamento com o cliente, o relacionamento da empresa com o seu funcionário também passou por mudanças. Chamada de Employee Experience, relacionada à experiência do funcionário, colocando o colaborador e sua experiência como algo importante para a empresa, valorizando a sua jornada, bem-estar no trabalho, entre outros, com o fim de melhorar para os dois lados.
A valorização dos dados
A coleta de dados está mais presente do que nunca. Seja para métricas relacionadas ao marketing dentro e fora da internet ou mesmo para cruzar características na hora de selecionar o funcionário ideal. As práticas de contratação são cada vez mais minuciosas e baseadas em métricas que relacionam habilidades, histórico de capacitação, entre outros.
Essas são algumas das tendências tecnológicas empregadas hoje no mundo do trabalho. Há indícios de que muito mais transformações virão, claro, pelo avanço constante da própria tecnologia. Além disso, antes que venham as demais mudanças, é interessante estar por dentro de tudo isso, seja você empregador ou empregado. Além disso tudo, estão em foco também os locais destinados aos profissionais liberais. Espaços esses fornecidos para atender aos profissionais em relação a um espaço físico.