escritório virtual x coworking: entenda as diferenças

Escritório virtual x Coworking, quais as diferenças para seu negócio?

Tudo está mudando com a sociedade evoluindo junto com a tecnologia, mesmo o ambiente de trabalho sofreu mudanças importantes. Ele se tornou mais dinâmico, e a estrutura organizacional muda de acordo com as tendências de mercado.

Há diversas maneiras de se trabalhar com essa nova realidade, e tanto termos novos podem causar confusão.

Confira a diferença entre escritório virtual e coworking, e como fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Escritório virtual

O escritório virtual é um modelo que traz maior liberdade à empresa. Trata-se de um ambiente em que correspondências e telefonemas podem ser recebidos em nome da companhia, como se ela estivesse fisicamente instalada lá.

No nosso país a modalidade surgiu durante o período de abertura econômica, sendo oferecido a empresas que vinham ao Brasil e buscavam flexibilidade até se estabelecer no mercado.

Atualmente o escritório virtual está muito evoluído, e muitas características importantes estão presentes:

  • Não há branding. O escritório não possui placas, brasões ou símbolos nas suas instalações, dando a impressão de que tal ambiente é de uso exclusivo da empresa contratante.
  • Não é necessário estar presente no espaço. O seu escritório continua estabelecido, mesmo que os colaboradores não estejam presentes. Normalmente é o que acontece através do home office. Os funcionários trabalham em casa.

Ambiente Coworking

O coworking é semelhante ao escritório virtual em diversos aspectos. Por exemplo, é possível receber correspondências e telefonemas da mesma forma. A diferença está no fato de que os funcionários de diversas empresas dividem o mesmo espaço de trabalho em um ambiente com infraestrutura completa para desempenhar suas funções específicas.

Esse movimento surgiu através das startups, empresas iniciantes no mercado, onde muitos riscos estão envolvidos. Elas buscavam um ambiente com maior autonomia e que seus colaboradores pudessem trabalhar sem precisar investir em um ambiente próprio.

  • É menos exclusivo. Diversas empresas compartilham o mesmo espaço, o que retira um pouco da individualidade.
  • O coworking existe com funcionários. A companhia existe no espaço quando há, ao menos, um funcionário trabalhando.
  • Maior custo-benefício. Essa é a alternativa mais em conta, justamente pelo compartilhamento de custos para manutenção do ambiente.

Qual é a melhor escolha para o seu negócio

Cada empresa tem os seus próprios objetivos, e eles irão guiar a escolha da melhor maneira de elaborar uma estrutura organizacional. Coworking possui custos mais baixos e é altamente flexível, mas retira a individualidade de cada companhia e funcionário. O escritório virtual promove total autonomia, mas tem um preço maior de contratação.

Na maioria das vezes a melhor alternativa é a junção das duas modalidades. Quando o escritório virtual se une ao coworking, os benefícios são somados; e os revezes, subtraídos. Espaços organizados dessa maneira são altamente autônomos, através de salas individuais para atendimento. Ao mesmo tempo continua sendo uma opção em conta devido ao compartilhamento de espaço através do coworking.

O WORKPLACE PALHANO trabalha dessa maneira, unindo as duas modalidades em um só ambiente. É ideal para profissionais liberais que buscam exclusividade. Dispomos de salas individuais para atendimento de clientes, prezando pelo conforto e profissionalismo.

Entre em contato conosco ou pelo nosso telefone para tirar as suas dúvidas.

Deixe um comentário