As relações de trabalho se flexibilizaram drasticamente nas últimas décadas. Sobretudo em razão das tecnologias digitais que revolucionaram a forma como nos comunicamos. Em razão disso, a imagem tradicional de um local de trabalho, com funcionários batendo cartão, também se modificou. Passamos assim a discutir qual a melhor opção de exercício profissional: Home Office X Escritório Virtual. Lembrando que esta já é uma questão abrangente do mercado.
Segundo levantamento feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Eurofound, há países onde o trabalho remoto é predominante. Exemplo disto é a Suécia que já em 2015 possuía 51% das suas empresas com este tipo de trabalho. Na comparação entre os dois modelos citados, você sabe qual é a melhor operação para o seu negócio? Confira a seguir.
Características e funcionamento do modelo Home Office
No Home Office o profissional trabalhará a partir da própria casa. Não havendo mais a necessidade de locomoção pela cidade, é fácil notar qual a sua maior vantagem. Por conta disso reduzimos custos de transporte, assim como aqueles relativos à alimentação. As questões que podem levar ao desenvolvimento de situações estressantes também são reduzidas.
Todavia, é preciso muita dedicação nesta forma de trabalho. Não só o profissional tem de ser disciplinado, como deve adaptar o seu espaço para evitar distrações. A desvantagem é que todos estes fatores dependem apenas dele. Além de tudo, devemos lembrar que as reuniões precisarão necessariamente ser realizadas em outro lugar.
Características e funcionamento do escritório virtual
O escritório virtual é mais próximo do modelo tradicional. Aqui contaremos com endereço fixo, mobiliado, onde há pessoal, salas de reunião e serviços de atendimento. É possível até mesmo manter o endereço empresarial e trabalhar a partir de casa em um modelo híbrido.
Esta é a alternativa ideal para negócios mais formais, como a advocacia. E isso porque economizamos muito ao evitar os gastos de uma sala comercial. Ao mesmo tempo, há espaço adequado para eventuais reuniões e encontros de negócios que não poderiam ser feitos em qualquer espaço.
Home Office X Escritório Virtual: prós e contras
De forma resumida, o Home Office apresenta maiores chances de distração. Além de não se adequar para os serviços que dependem de reuniões frequentes. Outra questão é a infraestrutura e manutenção que serão de inteira responsabilidade do profissional. Com relação ao escritório virtual, quase sempre as desvantagens estarão relacionadas à empresa que fornece o espaço.
Pode ser, por exemplo, que o atendimento oferecido seja incompleto ou insuficiente para as necessidades do negócio. Outro problema surge quando as salas de reunião são utilizadas por muito tempo. Porque em alguns casos o serviço deixará de ser econômico. A boa notícia é que pesquisar com cuidado o serviço/local a ser empregado pode evitar a maioria destes percalços.
Como escolher?
Na hora de escolher a forma de trabalho que melhor se adequada a sua organização é preciso entender alguns fatores. Primeiro, qual o perfil e foco da empresa ou profissional liberal? Quem é o seu público alvo? Em segundo, quais são os custos com o qual o seu negócio poderá arcar?
Não há apenas uma resposta
Tendo definido estes fatores você irá concluir com facilidade qual das modalidades é mais adequada para os seus serviços. Para advogados um espaço de reuniões é fundamental. Outros profissionais liberais com menor formalidade podem trabalhar bem apenas com o Home Office. Vale lembrar, por fim, que Home Office X Escritório Virtual não é uma relação excludente.
Como já havíamos prenunciado anteriormente, é possível dividir as atividades. Deixe as mais corriqueiras para serem realizadas em casa. O escritório ficaria voltado apenas para atendimentos telefônicos, correspondência e reuniões. Se você procura por um espaço para exercer estas atividades e também o seu coworking, entre em contato conosco para saber mais.