workplace palhano - captando clientes

O empreendedorismo nunca esteve tão forte no Brasil. De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita em 49 países e que contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o levantamento por aqui, cerca de 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estiveram em alguma atividade empreendedora em 2018.

Esses números mostram que, mesmo diante de um cenário de incertezas econômicas pelo qual o país passou nos últimos anos, muitas pessoas apostaram em seus projetos e decidiram investir no próprio negócio. Mas não basta apenas dedicação e vontade para crescer: conhecimentos específicos em gestão, economia básica e comportamento de mercado também são fundamentais.

Isso mostra que ser um empreendedor não é uma tarefa fácil, especialmente para os iniciantes na área. Essas pessoas estão sujeitas a cometer erros e fazer ajustes emergenciais de rota por conta da inexperiência, falta de formação adequada ou de preparo. E isso pode acontecer em qualquer momento do processo, especialmente na captação de clientes.

Por ser uma parte fundamental do negócio, vamos apresentar 5 dicas importantes para empreendedores iniciantes não errarem na hora de captar clientes. Se você ainda não está nessa fase do processo, elas podem facilitar o processo. Caso tenha identificado algum, você ainda pode fazer ajustes.

1 Vá atrás dos clientes

Parece uma dica óbvia, mas a questão é que muitos empreendedores iniciantes simplesmente esperam que os potenciais clientes venham até eles, enquanto o mais adequado é fazer o contrário. Em um mercado tão competitivo, ficar parado pode ser fatal para seu negócio.

2 Invista em marketing e divulgação

Estratégias de comunicação são essenciais em qualquer negócio, especialmente para aqueles em fase inicial. Isso porque essas empresas ainda não são amplamente conhecidas, e as ferramentas de marketing e divulgação ajudam nesse processo. Site, blogs, redes sociais e e-mail marketing podem fazer a diferença para seu empreendimento.

3 Monte uma estratégia adequada

Se o potencial cliente mostrou interesse em seu negócio, você está preparado para os próximos passos? Neste caso, é essencial investir em estratégias relevantes e inteligentes para manter essa atenção sempre em evidência e finalmente fechar o negócio – e até realizar outras negociações.

4 Mantenha contato com todos os clientes

Conquistar clientes é sempre difícil, mas mantê-los sempre próximos de alguma forma (mesmo depois da finalização de um negócio) se torna um desafio. Para isso, é importante adotar certas estratégias (e-mail marketing, acompanhamento pós-vendas) para mostrar que sua empresa está sempre pronta para novos negócios.

5 Cuide da primeira impressão

O velho ditado diz que a primeira impressão é aquela que fica, e no mundo do empreendedorismo isso vale muito. Em um cenário com tanta competição, o iniciante pode ser descartado rapidamente se não tiver uma boa apresentação, um site funcional, estratégias de comunicação adequadas ou um escritório pronto para atendê-los.

Se você está dando seus primeiros passos no empreendedorismo, conte com nossos serviços nesse momento tão importante. Entre em contato conosco para ver o que podemos oferecer!

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