A Comunicação interna é uma estratégia relativamente simples, mas com grandes efeitos positivos no negócio. Através dela, é possível melhorar a produtividade da equipe, melhorar o astral do ambiente de trabalho e até mesmo otimizar os resultados financeiros. Se você quer saber mais sobre Comunicação Interna e por que ela é tão importante para as empresas, confira este artigo!
Afinal, o que é a Comunicação Interna em si?
A comunicação interna é o nome do setor empresarial ou do conjunto de medidas cuja finalidade é a manutenção de uma boa sintonia entre a empresa e seus colaboradores. O artifício mantém toda a equipe ciente dos valores, posicionamentos e estratégias da organização.
Por que ela é tão importante nas empresas?
Uma comunicação interna bem trabalhada traz diversos tipos de benefícios à organização, a curto, médio e longo prazo. Entre os principais, podemos citar:
Maior produtividade
Com os colaboradores bem alinhados aos valores e objetivos da empresa, menos tempo é gasto com dúvidas e correções, o que garante um maior rendimento do trabalho.
Equipe mais motivada
Uma organização que não se comunica adequadamente com sua equipe deixa margem para que pensem que não estão fazendo um bom trabalho, que a empresa é inacessível e que são apenas mais um número dentro da corporação. Assim, manter uma comunicação leve e inspiradora com os colaboradores é uma excelente maneira de manter o pessoal com vontade de trabalhar, de fazer dar certo e de atingir metas!
Valoriza a imagem da empresa
É inspirador ver funcionários de empresas que se sentem importantes, ouvidos e compreendidos ali dentro. Isso é vantajoso não só dentro da corporação, entre os colaboradores, mas também para o público externo. Características como essa fazem a empresa se destacar no mercado, o que fortalece a marca e pode ser o diferencial para sobreviver a uma crise financeira, por exemplo.
Exemplos de ações de comunicação interna
Até agora falamos sobre o conceito de comunicação interna e sua importância, mas não das ferramentas utilizadas para que ela se concretize. Para que a organização se comunique bem com seus colaboradores, algumas estratégias são utilizadas. Entre as principais estão:
- Jornais murais – Trata-se de uma espécie de mural de informações, com avisos, recados e outras informações importantes que são lidas geralmente no almoço ou café da tarde. Tem bastante resultado em pequenas empresas;
- Newsletter – É uma boa maneira de substituir as informações via folhetos, revistas e outras publicações corporativas, que estão cada dia mais defasadas. Enviada no e-mail de cada colaborador, é preferível que tenha informações mais curtas e resumidas;
- TV ou rádio corporativa – Perfeitas para divulgar informações, notícias, avisos e outras informações de maneira rápida e despojada.
O que faz uma comunicação interna de qualidade?
Alguns cuidados devem ser tomados para que a comunicação interna seja eficaz e tenha bons resultados. Do contrário, pode distrair e até prejudicar o desempenho os colaboradores.
Uma das principais características de uma boa comunicação interna é falar com os funcionários de igual para igual. Muitas empresas ainda apostam no modelo tradicional de subordinação, o que tem mostrado cada vez mais efeitos negativos tanto para a organização quanto para o colaborador.
Para uma melhor compreensão, vamos resumir de um modo bastante simplista: Trata-se de uma relação de troca – o colaborador dá seu trabalho à empresa, que dá dinheiro a ele. Por isso, não há motivos para que não haja uma comunicação sincera e respeitosa com toda a equipe, num clima de “juntos somos melhores”.
Outra dica importante é deixar o feedback dos colaboradores o mais acessível possível. Lembre-se: comunicação é algo mútuo. Por isso, o canal para críticas e sugestões deve estar sempre aberto, o que pode, ainda, contribuir muito com o desenvolvimento da empresa.
Comunicar para evoluir
A regra funciona no trabalho, em relacionamentos familiares, amorosos e em diversas outras esferas. O diálogo é primordial para a qualidade de qualquer relação humana, e dentro da empresa não é diferente. A diferença é que, como abrange um maior número de pessoas e tem a intenção de alinhá-las a um mesmo objetivo, exige alguns cuidados especiais para que seja eficiente e saudável.
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