workplace palhano - gestão de tempo e produtividade

Você tem a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para realizar todas as tarefas necessárias e resolver os problemas pendentes? É bem provável que a resposta seja positiva – afinal, você está lendo este artigo em busca de alternativas e soluções. E é justamente isso que pretendemos fazer.

Antes disso, é importante salientar um ponto: você não precisa de um dia com horas extras, mas um pouco mais de organização, disciplina e autoconhecimento. Estes elementos são fundamentais para que consiga gerenciar melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade no dia a dia, além de ter um momento para relaxar e fazer o que gosta.

Com isso em mente, vamos apresentar 5 dicas simples e funcionais para você aplicar em sua rotina a fim de conseguir administrar melhor o tempo no trabalho e aumentar seu rendimento (e, por consequência, produzir até com mais qualidade). Não é necessário aplicar todas as orientações ou segui-las à risca – o importante aqui é saber usá-las com sabedoria.

1- Coloque sua rotina no papel

Você realmente tem a noção de todas as coisas que faz no seu dia a dia? Caso você não saiba, corre o risco de perder tempo com a falta de organização e de prioridades, tanto na sua vida pessoal quanto no trabalho. Para isso, entenda como funciona seu dia, sua semana e até o mês e veja quais atividades são dispensáveis, quais precisam de mais ou menos tempo para ser executadas e onde você pode adaptar sua agenda para ganhar alguns minutos a mais.

2- Estabeleça prioridades

Sejamos francos: você não vai conseguir fazer tudo o que planejou no seu dia. Mas, se você reparar bem, é possível deixar aquele compromisso para outro momento. Por isso, no início do dia, faça uma lista das tarefas e estabeleça quais são prioritárias. Dessa forma, você se dedica ao que realmente é necessário.

3- Faça cálculos e planejamentos das tarefas

Ao determinar quais são as suas tarefas para o dia (ou para a semana), faça uma estimativa de quanto tempo vai precisar para cumpri-la e siga essa orientação. A falta de um planejamento simples da duração das atividades é um dos principais “ladrões” de tempo do nosso dia a dia, já que nos dedicamos mais tempo a certas coisas do que elas realmente precisam.

4- Tenha disciplina

Se você precisa fazer uma planilha de custos na segunda-feira à tarde e estipulou cerca de 4 horas para fazê-la ou pretende escrever um texto de 4 mil caracteres na quarta-feira de manhã e vai usar 2 horas para isso, faça de tudo para não desviar da sua meta. Quando uma tarefa não é cumprida, as obrigações se acumulam e o tempo é cada vez mais escasso.

5- Trabalhe em um lugar organizado

Um ambiente de trabalho limpo, calmo e organizado faz a diferença na produtividade, porque isso evita distrações e perda de tempo caso você precise procurar um documento ou mesmo uma caneta para fazer anotações. Caso faça home-office, separe um lugar da casa somente para isso ou procure um espaço apropriado que atenda às suas necessidades.
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