Em qualquer campo da vida é preciso agir para conseguir o que deseja. No ambiente de trabalho isso é ainda mais fácil de se notar. Quando o trabalhador se empenha ele produz mais, e naturalmente também será mais reconhecido, tanto financeiramente como na carreira.
Mas para que isso aconteça, para que alguém dê seu melhor em algo, precisa haver motivação, e ela deve ser genuína. Analisemos melhor este assunto para compreender a ligação profunda que existe entre a motivação e a produtividade de uma pessoa.
Motivação
Motivação, como o nome sugere, é a palavra que significa literalmente o que move a ação. Para qualquer ação ocorrer, algo precisa mover a pessoa, um motivo precisa existir para que se faça alguma coisa.
Quando existe um motivo, o trabalhador se torna mais produtivo. É por isso que existe tanto incentivo, por parte de coachings de liderança, por exemplo, para que a pessoa busque um motivo, e para que ela liste aquilo que a impulsiona.
Este motivo para agir pode ser não apenas um, na verdade, tudo é uma soma de fatores. Para dividir e facilitar o entendimento, fica mais simples começar o processo de busca de motivação pelo interior.
Pense no que te move, quais são seus objetivos, sejam eles espirituais, familiares, financeiros ou pessoais. O que te faz querer agir? E o que você pode fazer para realizar tais planos?
Ter tais itens definidos, preferencialmente anotados, fará com que você se lembre a cada dia do que deseja, essa será a sua motivação, a força que te fará produzir.
Produtividade
Esta é uma palavra um pouco mais complexa de se definir. Ela pode ser bastante relativa ao contexto onde for usada. Produzir é nada mais do que gerar, como geração de frutos, por exemplo. Quando uma árvore frutífera cresce saudável, ela obviamente dá frutos.
No ambiente de trabalho, produtividade é isso: frutificar, ou seja, trata-se de mostrar serviço. Mas não confunda isso com quantidade. É mais produtivo aquele que faz o melhor trabalho, o que gera mais resultados positivos.
Relação
Fica fácil de entender como tudo se relaciona, não é?
Quando motivada, a pessoa é impulsionada a agir. É como se uma força a empurrasse em direção às suas metas. Isso torna esta pessoa capaz de produzir muito mais e sua produtividade é notada facilmente.
Como conseguir
Como vimos, a motivação começa por dentro, é vital conhecer-se e definir metas. Mas além disso, saiba que coisas externas também interferem.
Ninguém pode viver bem de forma alienada. É preciso se conectar ao mundo. Uma vez estando conectados, os seres humanos são influenciados. Isso se dá tanto com outras pessoas quanto com ambientes.
Uma equipe que trabalha em conjunto, com a mesma motivação, tem muito mais produtividade. Quanto ao ambiente, um espaço tranquilo, seguro e também confortável para que todos se sintam à vontade é fundamental.
É isso que oferecemos: espaço amplo, requintado e aconchegante para o seu trabalho. Entre em contato conosco para agendar uma visita ou em caso de dúvidas.