As redes sociais são grandes aliadas, mas podem tornar-se uma distração no trabalho quando não utilizadas com objetivos claros. Para muitos tipos de negócios as mídias sociais fazem parte das estratégias de marketing. Por isso, é necessário deixar algumas horas do dia para se dedicar às postagens e interações por lá. No entanto, quando isso não é feito de maneira correta, pode gerar distração e procrastinação. Saiba quando as redes sociais podem se tornar vilãs no ambiente de trabalho.
Uso de redes sociais sem regras
As redes sociais podem se tornar uma distração quando o colaborador não coloca algumas regras para a sua utilização. Uma das regras pode ser o uso das redes sociais apenas em um determinado momento do dia. Outra regra pode ser deixar o celular pessoal desligado ou no modo silencioso sempre que possível. Não é preciso esperar que a empresa crie essas regras. Basta ter bom senso, afinal, quanto mais tempo se perde nas redes sociais mais o trabalho pode atrasar.
Conversas desnecessárias
Para as redes sociais de conversa, como o WhatsApp, um dos maiores motivos de distração é perder o foco. Por isso, essa ferramenta deve ser utilizada apenas para os fins estabelecidos pela empresa. O uso de redes sociais de conversa deve ter uma política bastante clara para que cumpram com o objetivo, que pode ser facilitar a comunicação, efetuar vendas, compras, etc. Nada de postar correntes, mensagens pessoais ou vídeos que distraem do foco principal.
Barulho de notificações
Um dos maiores inimigos de quem quer manter o foco no trabalho é o barulho de notificações. É praticamente impossível resistir e dar aquela espiada para ver quem mandou alguma mensagem. Por isso, a melhor forma é deixar o celular virado para baixo e desativar as notificações de todas as redes sociais. Mesmo que as notificações sejam das redes da empresa é importante evitar os efeitos sonoros sempre que possível para não distrair.
Misturar vida pessoal com ambiente corporativo
O uso das redes sociais pode nos deixar mais preguiçosos, pois em vez de produzir gastamos horas deslizando pela timeline sem nenhum objetivo. Isso acontece quando misturamos a vida pessoal com o ambiente corporativo. Por isso, o ideal é que você desligue seu aparelho pessoal durante o momento em que precisa se dedicar a alguma tarefa importante.
Na hora de utilizar as redes sociais da empresa, é importante que o tempo não seja usado para checar mensagens pessoais. Isso apenas atrasará o trabalho e tirará o foco da tarefa principal. O mesmo vale para quando sair do trabalho. Nada de continuar online resolvendo coisas da empresa. Isso também é importante para evitar confundir os momentos de lazer com os momentos de trabalho.
Desânimo improdutivo
A falta de ânimo no trabalho também acaba fazendo com que o funcionário decida dar aquela checada nas redes sociais no meio de uma tarefa. O problema é quando isso vira rotina e diminui a produtividade. Por isso, é importante ter alguns momentos de descanso como uma pausa para um café sem o uso das redes sociais. Isso ajuda a desvincular o descanso apenas com o uso de dispositivos.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui ou pelo telefone: (43) 3321-4486